Histórico

A Paróquia Santa Rita de Cássia foi instituída por Dom Paulo de Tarso Campos, no dia 22 de maio de 1964. O anúncio foi feito durante a celebração de uma Missa celebrada por Dom Bernardo Bueno Miele, Bispo Auxiliar de Campinas, no terreno onde seria construída a futura Matriz.

A Missa foi celebrada num “Rancho” improvisado de três paredes e uma cobertura. Nesta Missa foi lido o Documento da criação da nova Paróquia com nomeação do seu primeiro Pároco, o padre Francisco de Paula Cabral de Vasconcellos, o padre Xico. O documento se chama “Provisão”.

A Paróquia foi canonicamente instalada no mesmo “Rancho” no domingo dia 7 de junho de 1964, às 8 horas da manhã, com a posse do primeiro pároco durante a Missa que foi concelebrada pelo padre Claret da Rocha Toledo Piza, então pároco de Nossa Senhora da Candelária e o padre Xico. Nesta ocasião foi lida a provisão da nomeação do Pároco e lida a Ata da Posse.

A partir daí começou uma história muito bonita da “Construção” de uma nova Igreja em Indaiatuba, nas duas dimensões: a organização do Povo em Comunidades e o Templo onde este povo se reúne e celebra. Este é um resumo da criação e instalação da Paróquia de Santa Rita em Indaiatuba.