Batismo

SACRAMENTOS

Os Sacramentos são os sinais sensíveis que santificam a igreja Deus. Para celebrá – los devemos estar devidamente preparados e conscientes da responsabilidade sobre a eficácia deles, mas ajuda para uma celebração mais proveitosa dos sacramentos.

Batismo

É o sacramento que nos introduz na ¨comunidade¨, lugar e modo de salvação.

Condições

O ideal é que os pais sejam casados no civil e na igreja, participantes da comunidade, tendo suas vidas sinalizadas pelos sacramentos: Batismo, Eucaristia, Crisma, Confissão, Matrimônio.

A manifestação mais autêntica de que os pais desejam o batismo de seus filhos, é a sua participação perseverante na comunidade.

Contudo, há casos que não podem celebrar os sacramentos, por causa de um casamento anterior, mães solteiras. Deve-se propor a eles uma participação mais intensa na comunidade, a fim de expressarem a sua seriedade no pedido que fizeram do batismo para seus filhos.

Os casos de “recusa” do sacramento do matrimônio devem ser avaliados pelo sacerdote com a equipe pastoral. Dependendo do motivo, tomam-se as devidas providências.

Padrinhos

Os padrinhos precisam ser pessoas idôneas, de vida cristã exemplar, tendo celebrado os sacramentos, para que possam ser exemplos para seus afilhados de perseverança e participação ativa na comunidade. Portanto, se os padrinhos são casados é preciso que sejam casados na igreja e no civil. Não podem ser amasiados,desquitados ou divorciados,vivendo com outra pessoa.

Se são solteiros, devem ter recebido os sacramentos da iniciação cristã: Batismo, Eucaristia e Crisma – e ter uma participação na comunidade, que sirva de exemplo para seu afilhado.

Preparação

A preparação para os sacramentos constará de várias experiências de Fé pelo período de 1 trimestre. A equipe de Pastoral promoverá a catequese – encontros de espiritualidade, lazer e a participação na comunidade, para mais entrosamento entre os pretendentes do sacramento.

Portanto, os interessados no sacramento, procurem a Igreja, pelo menos (4) quatro meses antes da celebração. Os pais e padrinhos são convidados a celebrarem o sacramento de confissão dos seus pecados por ocasião do Batismo de seus filhos.

Casos não previstos serão resolvidos pessoalmente.

Preparação para o batismo

PRÓXIMA PREPARAÇÃO

INSCRIÇÕES ATÉ:

INÍCIO:

HORÁRIO: