Ekos do Santuário nº 22

NÃO  TENHAM MEDO…

Nasceu hoje para vocês o Salvador…é o anuncio  dos  anjos  aos pastores.Eles vão até a gruta e encontram  o Menino. A fraqueza de uma criança  revela para o mundo  a  força  de  Deus.  Reconhecem nele  o Messias  e  vão levar  a  boa  nova  para  os  seus.

MISSÃO

O Natal nos apresenta os pastores como os primeiros a ouvirem o anúncio  da chegada do salvador ,os primeiros a chegarem à gruta ,porque vão às pressas,ao encontro da notícia que acabam de receber ,devendo ,portanto,passar logo para frente  o que ouviram e viram.Esta é a Missão:espalhar a boa nova libertadora, Jesus está no meio de nós.Ele se fez um de nós.

Este é o conteúdo da nossa fé . Acreditar que Deus  se fez humanidade em Jesus,assumindo a nossa fraqueza,fazendo-se em tudo semelhante a nós ,menos no pecado. Esta é a notícia que nós,hoje,precisamos levar ao mundo,testemunhando com a nossa vida,com as atitudes de nossa vida aquilo que nós dizemos acreditar.

CATEQUESE

Para testemunhar é preciso ouvir.Os pastores ouviram o anúncio dos anjos. Nós precisamos ouvir o anúncio da Igreja; participar da catequese  renovada,a catequese de Iniciação à vida cristã,para que fazendo a experiência da escuta atenta,nós tenhamos o que anunciar através do testemunho de nossa vida.

MARIA

O modelo perfeito da escuta é Maria.Fez a grande experiência em sua casa,com o acompanhamento de seus pais,Joaquim e Ana,que a iniciaram nos mistérios de Deus.A bíblia chama esta experiência de “Gabriel”.Hoje a Igreja nos convoca para uma catequese familiar e permanente.É fundamental a participação das famílias no processo da educação da fé dos filhos.

JOSÉ

O silêncio contemplativo de José revela que tendo ouvido a palavra de Deus,em sonho,acorda e realiza tudo conforme a Palavra lhe havia mostrado.Exemplo de escuta e obediência livre das disposições que a Palavra de Deus apresenta em nossa vida. Mas é preciso que estejamos acordados e atentos às indicações da Palavra.Ela é a nossa salvação.

NATAL

Este é o verdadeiro Natal do Cristão.Deixar que a Palavra de Deus se realize em cada um de nós !  Que assim seja!

Deixe uma resposta