Ekos do Santuário nº 21

COMO SE FARÁ …

Maria questiona  o Anjo  Gabriel sobre a realização do Mistério da Encarnação do Verbo,do qual  ela se torna  protagonista:”como se fará isso, se eu não conheço  homem…” Depois de obtida a devida  explicação , muita reflexão ,a resposta decidida de Maria :”Faça-se…”e a Palavra de Deus  se faz carne e vem morar no meio de nós. Maria se sente grávida…

E AGORA,JOSÉ?

É o primeiro  transtorno. Como Maria vai explicar  para o seu noivo José,a gravidez. Ele é justo,tem consciência  de sempre  ter respeitado sua noiva.e ,agora  ela aparece  grávida,mãe solteira,após  uma  ausência de três meses,servindo a Isabel . A lei é muito clara:a jovem prevaricou,vai ser denunciada  e  certamente,apedrejada.

QUE SITUAÇÃO  DANADA…

A  timidez silenciosa de Maria, o amor apaixonado de José, a força irreversível  e ameaçadora da lei. O que fazer?  Que situações embaraçosas  envolvem aqueles e aquelas  que se  colocam à disposição da realização dos planos de Deus! Como sair dessa?…José  resolve dormir  para “esfriar “ um pouco  a cabeça.  Será que consegue?

ACORDA,JOSÉ

Não é que o danado conseguiu dormir?  Mesmo  pensando  em que atitude tomar  para que a lei não fosse obedecida  de um modo camuflado, José entra num sono profundo, e sonha…Gabriel lhe aparece para dizer :”não tenha medo,José,de receber Maria  como sua esposa…” José acordou  e  fez conforme a Palavra  lhe havia  sugerido.

SAGRADA  FAMÍLIA

Maria e José se casam para que o Filho de Deus possa nascer numa família,humanamente estruturada e com as bênçãos do Céu  afim de  que Ele cresça em sabedoria,idade e graça,diante de Deus e diante dos homens. A Palavra ordenou as coisas de uma maneira tal,que a Justiça e a Paz e abraçaram ,e a Salvação chegou até nós.

E A FAMILIA,COMO VAI?

Contemplando os conflitos que atingiram a Sagrada Família,e como foram resolvidos,a partir de uma decisão firme de José em fazer acontecer a Palavra de Deus, nosso olhar se volta para a família de hoje em constantes e conflitantes crises,e perguntamos:-que   lugar a Palavra  de Deus ocupa  em nossas famílias?  E que lugar  nossas  famílias  ocupam  na  Catequese  da Iniciação  Cristã?

PROJETO NOVO

Ao nos propor  o novo  Plano de Pastoral,a  Arquidiocese  de Campinas ,nos proporciona  vivenciarmos o Advento  e o Natal. É uma nova experiência de Fé que nos é proposta ,para renovarmos o nosso compromisso de Igreja,afim de que Ela seja  Acolhedora, Renovada  e Solidária,anunciando  o Reino de Deus  no meio de nós.

FELIZ NATAL!

Acolher a pobreza  do  Presépio, a Justiça  de José,a Humildade de Maria ,a Obediência do Filho de Deus em realizar o Plano do Pai. é o NATAL  que desejamos a todos os nossos leitores e todos os nossos irmãos cristãos de todas as confissões religiosas,para que sejamos SINAL do Reino de Deus  no mundo,FELIZ NATAL!

Deixe uma resposta